Author name: Bombeiros Voluntários do Pinhão

Medidas de Segurança na utilização de Lareiras, Braseiras e Aquecedores.

Tendo em conta as temperaturas baixas que se estão a fazer sentir, os Bombeiros Voluntários do Pinhão em conjunto com o Município de Alijó recomendam a adoção de cuidados especiais e de medidas de segurança durante a utilização de lareiras, braseiras e aquecedores. O uso indevido das lareiras pode provocar incêndios e intoxicação por monóxido de carbono. Para este tipo de fontes de aquecimento, é necessário assegurar a ventilação da casa para evitar a concentração de monóxido de carbono. – Não mantenha lareiras ou outras fontes de calor por combustão acesas sem vigilância; – Mantenha sempre uma ventilação suficiente, que garanta a renovação do ar ambiente; – Verifique os sistemas de exaustão de gases – a chaminé e todas as condutas de gases devem estar devidamente desobstruídas; – Se a utilização da lareira provoca fumo visível na sala, deve ser sujeita a manutenção ou não deve ser utilizada; – Se está em ambiente aquecido por lareira e começar a sentir sonolência, dor de cabeça ou mal-estar, apague as chamas e abra portas e janelas para renovar o ar; – Nunca se deixe adormecer numa divisão com a lareira acesa. Mesmo sem haver chamas visíveis, as brasas produzem monóxido de carbono e podem causar acidentes em divisões fechadas; – Evite dormir próximo dos equipamentos de aquecimento; – Proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio; – Afaste os aquecedores de móveis; – Evite sobrecargas – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo; – Antes de se deitar ou sair de casa, verifique se apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar possíveis incêndios; – Não seque a roupa nos aquecedores; – Não abandone velas acesas ou mal apagadas. Proteja-se!

Medidas de Segurança na utilização de Lareiras, Braseiras e Aquecedores. Read More »

Bombeiros do Pinhão premiados no concurso de Programa de Desenvolvimento Local da Menin Wine Company.

No passado dia 31 de Maio a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Pinhão fez-se representar pelo seu presidente da Direção, Sérgio Gomes, na cerimónia que decorreu no Museu do Douro na cidade de Peso da Régua. O grupo Menin Wine Company, que se insere na região do Douro, sempre se distinguiu pela importância dada à Responsabilidade Social nas comunidades onde se estabelece. Este programa dirige-se a organizações de sociedade civil do terceiro setor e pessoas em nome individual com projetos de valor comprovado em prol do desenvolvimento social, económico e cultural da região. Os Bombeiros Voluntários do Pinhão foram os contemplados com material de Emergência Pré-Hospitalar para uma ABSC (Ambulância de Socorro).

Bombeiros do Pinhão premiados no concurso de Programa de Desenvolvimento Local da Menin Wine Company. Read More »

Bombeiros Voluntários do Pinhão integram projeto iTeams do INEM

O iTeams é uma ferramenta informática desenvolvida pelo INEM que é mais do que um simples registo clínico. O iTEAMS funciona como uma ferramenta de suporte interativo entre o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) e os meios que estão no terreno. O objetivo é que o iTEAMS seja utilizado transversalmente no terreno, pelo INEM e pelos seus parceiros no SIEM (Sistema Integrado de Emergência Médica). Através do iTEAMS, o INEM pretende aproximar a regulação médica dos CODU e dos meios no terreno, com recurso a ferramentas que  otimizam a gestão e controlo das inúmeras ocorrências a que o Instituto e os seus parceiros no SIEM dão resposta diariamente. O iTEAMS permite o registo clínico dos utentes/vítimas e está dotado com uma funcionalidade que permite aos profissionais o recurso a um intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), em caso de necessidade de comunicar com a pessoa surda. Os bombeiros voluntários do Pinhão contam a partir do dia de hoje com a ferramenta informática.

Bombeiros Voluntários do Pinhão integram projeto iTeams do INEM Read More »

Scroll to Top